top of page

O CANSAÇO DO LAZER

       Durante a minha participação na disciplina Projetos Avançados Espaço, Tempo e Forma, dos cursos de Artes Visuais da UFPR, que teve como orientadora a professora Dra. Tânia Bloomfield, desenvolvi o projeto final em poética que intitulei "Lazer". A disciplina apresentou a temática Casa (Vi) vida: uma fenomenologia da casa como lugar geográfico, que se dividiu em três Módulos: "Eu, que moro aqui"; "Espaço Vivido"; e "Tempo Vivido". O último módulo denominado “Tempo vivido”, cujo exercício foi intitulado "Os anos ensinam o que os dias não sabem", gerou a reflexão sobre momentos vividos que foram registrados fotograficamente e armazenados no meu Instagram. Assim, selecionei alguns desses momentos em que me encontro de pernas para ar, como representação do lazer.

    Pensar no lazer, fez-me analisar a importância desses momentos na minha vida. Selecionei em meu Instagram stories, desde o ano de 2017, em que estou em uma rede de balanço que, de forma simbólica, alude à rede social. Minha afeição por redes de descanso vem desde a infância e hoje esses objetos fazem-se presentes na minha sala de estar e também em minhas férias. Elas estão relacionadas ao meu lazer, porém, muitas vezes durante esses momentos, sinto que não posso relaxar totalmente. O sentimento de não estar sendo produtiva, de não estar trabalhando, corrói o descanso. O significado de lazer, no dicionário, refere-se ao “descanso ou pausa no trabalho, ou em uma atividade; folga, ócio, repouso” (LAZER, 2022).

​   Se pensarmos que o lazer é constituído por momentos de descanso, uma pausa nas tarefas que todos nós temos, a qualidade desses momentos de lazer, provavelmente, será diferente para cada pessoa. Na maior parte do tempo, atualmente, os momentos de lazer estão relacionados ao tempo despendido nas redes sociais. Ao postar algo, alguém estará ativamente trabalhando para a rede social e não deveria ser considerado como alguém não produtivo, porque mostra-se como alguém prestativo, atarefado, participativo e que despende muitas horas nessas tarefas de postagem.

    O lazer é praticamente sinônimo de relações nas redes sociais. Uma das consequências disso é não dispormos de tempo qualitativamente melhor para o lazer e o descanso reais. Os nossos momentos de lazer estão definidos como entretenimento e diversão, ofertados na Web por grandes corporações capitalistas. Na maior parte do tempo, temos acesso às vidas de outras pessoas que também participam das redes sociais. Muitas vezes, somos iludidos quanto à qualidade de vida dessas pessoas que se mostram felizes e realizadas, quando se sabe que a maior parte disso é ficção. A publicidade que circula nessas redes também nos induz a pensar que as nossas vidas não estão sendo vividas adequadamente.

      Por meio das redes, é possível interagirmos com pessoas, que se encontram em qualquer lugar do planeta, o que nos traz a falsa sensação de interação social. Porém, são momentos destituídos de compromisso, sem que haja um vínculo afetivo verdadeiro. O filósofo Byung-Chul Han escreveu em seu livro A sociedade do cansaço (2022): “O cansaço da sociedade do desempenho é um cansaço solitário”. Todos sofremos desse cansaço, ao tentar ser alguém produtivo, vinte e quatro horas por dia (CRARY, 2022). Ao ler essas palavras, pergunto-me sobre o porquê de vivermos dessa maneira. No entanto, apesar de nos sentirmos solitários e desconectados de outras pessoas, com as quais deveríamos estabelecer vínculos profundos e reais, preferimos mostrar, uns aos outros, o quanto estamos engajados nas redes, o quanto somos produtivos e atarefados, mesmo nos momentos em que deveríamos nos dedicar ao real lazer.​

 

​CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6173715/mod_resource/content/2/24-7%20Capitalismo%20tardio%20e%20os%20fins%20do%20sono%20by%20Jonathan%20Crary%20%28z-lib.org%29.epub.pdf . Acesso em: 20 abr. 2022.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5000148/mod_resource/content/1/Sociedade%20do%20cansa%C3%A7o.pdf . Acesso em: 20 abr. 2022.

LAZER. In: MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em:

https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/lazer#:~:text=Dicion%C3%A1rio%20Brasileiro%20da%20L%C3%ADngua%20Portuguesa&text=2%20Divers%C3%A3o%20ou%20ocupa%C3%A7%C3%A3o%20que,de%20semana%20ao%20lazer%20cultural. Acesso em: 20 abr. 2022.

bottom of page